Segurados do INSS já podem solicitar devolução de descontos indevidos

O pedido pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site oficial do instituto ou pela central telefônica 135

Segurados do INSS já podem solicitar devolução de descontos indevidos
Créditos: Agência Brasil/ Divulgação

A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pedir a devolução de valores que foram descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site oficial do instituto ou pela central telefônica 135.

De acordo com a Agência Brasil, uma nova funcionalidade disponível no aplicativo, chamada "Consultar Descontos de Entidades Associativas", permite ao usuário verificar o nome da entidade à qual está vinculado e que pode estar realizando descontos mensais em seu benefício.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre os descontos realizados por entidades e associações.  Caso o aposentado ou pensionista identifique cobranças não autorizadas, poderá solicitar a devolução diretamente pelo aplicativo, site ou telefone 135.

De acordo com o INSS, é possível que o aplicativo apresente instabilidades devido ao alto número de acessos. Em nota enviada à Agência Brasil, a autarquia informou que a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia do sistema, está monitorando o funcionamento da plataforma.

Para os beneficiários que não têm acesso a meios eletrônicos, o governo federal está negociando com os Correios para que as 8,5 mil agências da rede possam oferecer atendimento presencial.

Como acessar o serviço

O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente para os sistemas iOS (App Store) e Android (Google Play Store). Após o download, o usuário deve criar uma conta com login e senha usando o número do CPF. A senha gerada também pode ser utilizada para outros serviços públicos integrados ao sistema Gov.br.

Quem preferir pode criar uma conta pelo internet banking de bancos credenciados, selecionando a opção "Entrar com seu banco" na tela inicial do aplicativo.

Para visualizar as notificações, basta acessar o ícone do sininho no canto superior direito do app, clicar em "Configurar Notificações" e ativar a opção "Permitir notificações".

Atenção a possíveis golpes

O INSS alerta que o contato com os beneficiários será feito exclusivamente por notificações dentro do aplicativo. Não serão realizadas ligações ou envio de mensagens por SMS. Aqueles com dúvidas ou dificuldades no acesso ao aplicativo podem ligar para a central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O instituto recomenda que as ligações sejam feitas após as 16h ou aos sábados, para maior agilidade no atendimento. Para informações seguras, o INSS orienta que os segurados consultem os canais oficiais, como o site gov.br/inss e as redes sociais institucionais.

Fonte: Diário do Iguaçu