Posto da PMRv de Iporã do Oeste oferece vagas para descanso de caminhoneiros

Medida visa oferecer mais segurança e comodidade para motoristas de carga em trânsito

Posto da PMRv de Iporã do Oeste oferece vagas para descanso de caminhoneiros
Foto: Arquivo / PMRv / Divulgação

O Posto 12 da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) em Iporã do Oeste, passará a oferecer ao menos duas vagas de descanso para caminhoneiros, conforme novas diretrizes publicadas pela corporação. A iniciativa é parte de uma regulamentação estabelecida pela Lei nº 18.935, de 14 de junho de 2024, que busca garantir áreas seguras e adequadas para que motoristas profissionais de transporte rodoviário de cargas possam descansar.

Segundo o Sargento PM, Edson Luiz Barbosa, comandante do Posto 12, a nova medida atende a uma demanda antiga da categoria, já que muitos postos de combustíveis pelo estado restringem ou cobram pela permanência dos caminhoneiros. Ele destaca que a fadiga ao volante é uma das principais causas de acidentes nas estradas, e oferecer espaços de descanso contribui para a redução desses casos, aumentando a segurança no trânsito.

As vagas no Posto de Iporã do Oeste poderão ser usadas por um período máximo de 14 horas. Exceder esse tempo, sem justificativa, será considerado estacionamento irregular. Não será permitida a parada de veículos com cargas perigosas, vivas ou refrigeradas, a menos que o caminhão tenha um dispositivo autônomo de energia para manter a refrigeração. Em casos de emergência, o tempo de parada poderá ser estendido até a solução do problema.

Além disso, os motoristas deverão se registrar no plantão do posto e permanecer próximos ao veículo, saindo apenas para necessidades básicas. Operações como transbordo de carga, descarregamento ou entregas não serão permitidas durante o período de descanso.

Com a instalação de placas e sinalização adequadas pela Coordenadoria Regional de Infraestrutura de São Miguel do Oeste, os caminhoneiros já estão sendo informados sobre a disponibilidade das vagas de descanso no local.

 

 
 
 
Fonte: Marcos de Lima / FM 103