Condutores de Iporã do Oeste são alvos de golpe envolvendo CNH

Condutores de Iporã do Oeste são alvos de golpe envolvendo CNH

Condutores de Iporã do Oeste são alvos de golpe envolvendo CNH
Foto: Reprodução

A população de Iporã do Oeste está sendo alvo de um golpe relacionado à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A prática criminosa que tem preocupado muitos motoristas, envolve o envio de mensagens falsas, dizendo que a CNH será cancelada a menos que o motorista pague uma multa.

Conforme a proprietária da Auto Escola Iporã, Roseli Vizentin, as vítimas recebem um link através do WhatsApp informando que a CNH está prestes a ser cancelada devido a uma multa vencida.

Ao abrir o link, a pessoa visualiza um boleto falso com seus dados pessoais, o que leva o motorista a acreditar que a cobrança é legítima. Roseli frisa que trata-se de um golpe, pois nenhuma multa é vinculada diretamente à CNH e sim registradas no documento do veículo, não no histórico do motorista.

A proprietária da Auto Escola Roseli Vizentin lembra que em casos de suspensão ou cassação da CNH, o processo é sempre administrativo e formal, nunca feito por mensagem de WhatsApp ou e-mail.

Para quem usa o aplicativo da CNH Digital, é possível verificar o histórico de multas no próprio aplicativo. Caso a multa não esteja registrada, será mais um indício de que trata-se de um golpe.

Em relação ao pagamento, Roseli alerta que uma vez que o dinheiro é transferido, não há como reaver o valor.A proprietária da Auto Escola Iporã salienta que quando o pagamento é feito, o criminoso simplesmente desaparece com o dinheiro e as informações somem.

Roseli Vizentin orienta à população para que ao receber qualquer mensagem suspeita, não sejam abertos links e realizados pagamentos sem antes confirmar a veracidade da cobrança.

Ela salienta que a melhor forma de verificar a existência de uma multa é entrando em contato com a autoescola ou acessando o sistema do DETRAN diretamente.

Roseli Vizentin enfatiza que a Auto Escola Iporã está à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas e fornecer orientação sobre como se proteger de golpes como esse que está sendo registrado na região.

Fonte: Portal Peperi - Cleide Thessing