Alunos de Biomedicina da UCEFF Itapiranga participam de Congresso Sul-Brasileiro

O evento ocorreu do dia 01 a 03 de maio, em Bento Gonçalves/RS

Alunos de Biomedicina da UCEFF Itapiranga participam de Congresso Sul-Brasileiro
Foto: Ascom UCEFF

Os estudantes do curso de Biomedicina da UCEFF Itapiranga participaram do XIII Congresso Sul-Brasileiro de Biomedicina, que ocorreu no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves/RS, de 1º a 3 de maio.

O evento, realizado pela ASBBM (Associação Sul-Brasileira de Biomedicina), contou com nove cursos e 42 palestras com temas relevantes e ministradas por profissionais especialistas em suas áreas de atuação.

A professora Taiane Schneider, coordenadora do curso de Biomedicina da UCEFF Itapiranga, disse que a presença dos alunos em um evento tão importante é motivo de grande satisfação.

A participação ativa - seja por meio de apresentações de trabalhos, participação em palestras, minicursos ou simplesmente pela imersão no ambiente científico - é um reflexo do comprometimento, da curiosidade intelectual e da paixão pela ciência que tanto valorizamos em nossa formação. O congresso é mais do que um espaço de aprendizado técnico, é uma oportunidade de ampliar horizontes, de conhecer novas linhas de pesquisa, de fazer networking com profissionais renomados e, principalmente, de perceber que o conhecimento que construímos em sala de aula se conecta diretamente com os desafios e avanços do mundo real.

Durante o congresso, alguns alunos tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos e compartilhar seus conhecimentos. Foi o caso de Anthoni Caron, acadêmico do terceiro período de Biomedicina da UCEFF Itapiranga, que apresentou seu trabalho sobre “O uso de bacteriófagos no combate à resistência antibiótica: Uma nova visão terapêutica”.

O evento proporcionou um ótimo ambiente para a troca de conhecimentos, atualização científica e para o contato com diversas linhas de pesquisa relevantes para a Biomedicina. Tive a honra de apresentar um trabalho sobre o uso da terapia fágica no tratamento de infecções causadas por bactérias multirresistentes, o que me permitiu compartilhar os resultados de minhas pesquisas e receber contribuições valiosas de outros participantes e professores.

Para Anthoni, a experiência de participar do congresso foi extremamente enriquecedora para sua formação acadêmica.

Sem dúvida, foi uma vivência que ampliou minha perspectiva profissional e reafirmou o motivo de eu ter escolhido a Biomedicina. Para mim, esse curso não é apenas uma graduação, é uma área que descobre e inspira, assim como esse congresso. Em três dias de ocorrência, esse evento mostrou o verdadeiro significado de amor pela ciência, descoberta e inovação. Certamente, carregarei em minha bagagem profissional todo o aprendizado que obtive.

Momentos como esse são de grande importância para a jornada acadêmica dos estudantes, por isso a UCEFF tem orgulho em incentivar a participação nesse tipo de evento, que tem como foco promover o conhecimento técnico.

Fonte: Ascom UCEFF