São João do Oeste institui programa de apoio aos apicultores

O objetivo é também aumentar o número de apicultores associados a entidade

São João do Oeste institui programa de apoio aos apicultores
Foto: Divulgação Ascom Prefeitura

A Câmara de Vereadores aprovou recentemente um projeto de lei, de autoria do executivo, que trata da instituição do Programa Municipal de Apoio aos Apicultores. O objetivo é fortalecer a atividade apícola no município, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Em função de que muitos agricultores enfrentam dificuldades para adquirir equipamentos e materiais necessários para a manutenção e expansão de suas atividades, o apoio do poder público pretende garantir condições adequadas de trabalho e fomentar o crescimento do setor.

O vice-prefeito e secretário de agricultura, Orlando Royer, destaca que com a criação do programa a administração irá fornecer suporte para aquisição de materiais e equipamentos por meio de licitação e cessão destes para uso coletivo dos apicultores. O município fará um termo de cessão de uso com a associação dos apicultores pelo período de dez anos, podendo ser prorrogado.

Orlando cita que entre os equipamentos estão centrífugas para extração do mel, macacões, fumigadores, tachos de inox, entre outros definidos em conjunto com a associação e com o conselho municipal de desenvolvimento rural (CMDR). Com o incentivo, o objetivo é também aumentar o número de apicultores associados a entidade.

A associação dos apicultores contempla atualmente 20 sócios. O presidente é Lírio Kunzler. Além da produção de mel para consumo próprio, o excedente também é comercializado.    

Fonte: Vandro Welter/SA Notícias