Nome do novo papa deve sair até sexta, diz presidente da CNBB

Os conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. 

Nome do novo papa deve sair até sexta, diz presidente da CNBB
Cardeais em oração na Capela Paulina antes de procissão de entrada na Capela Sistina — Foto: REUTERS

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, disse na noite desta terça-feira (6) acreditar que o nome do novo papa saia em até três dias. "Nós temos que perguntar ao pai eterno, porque é ele que conduz. Mas, talvez para além desta observação, eu imagino que em 2, 3 dias, talvez, se chegue a um nome de consenso", afirmou.

A expectativa está alinhada com a média história da votação, já que, de modo geral, nos últimos 100 anos, as eleições foram rapidamente resolvidas. Os conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. 

Jaime Spengler, que também é arcebispo de Porto Alegre, é um dos sete brasileiros que vão votar no Conclave, para escolha do nome que substituirá o Papa Francisco.

Spengler disse que espera que o eleito seja alguém em sintonia com o evangelho. "Para que [o novo papa] possa responder à altura também dos desafios do nosso tempo, marcado sim por tanta dor, por tanta miséria, por tanta fome, tantos conflitos", explicou.

O arcebispo também afirmou ser importante eleger alguém que tenha "uma palavra de fé e de esperança".

"Eu creio que o espírito de Deus dá para cada tempo o homem certo. Assim foi com Francisco, assim foi com Bento, assim foi com João Paulo II", acrescentou.

Fonte: G1