Município de Barra Do Guarita-RS alerta população sobre aumento dos casos de Dengue.
No ano de 2023 houveram 05 casos de enchentes no município, com isso tbm muitos resíduos que foram jogados no rio Uruguai e Guarita vieram para os terrenos e pátios dos moradores, o alto fluxo de circulação de pessoas RS/SC devido a domiciliados na barra do guarita e região e exercerem as suas atividades remuneradas em SC, visitantes de outras localidades e que acabaram vindo consultar no município e que já estavam contaminados. Estes são os principais fatores do aumento de casos de Dengue no município de Barra Do Guarita.
Ações realizadas pela equipe multiprofissional para a redução dos casos é feita por sonorização de rua com orientações para comunidade sobre métodos de prevenção, redes sociais oficiais para orientações a comunidade, visitas domiciliares com agentes comunitários de saúde, visitadores do programa primeira infância melhor, agente de endemias, além da articulação com demais secretarias do município especialmente dos serviços urbanos e obras, para limpeza e coleta dos resíduos dos terrenos, pátios e domicílios, programação com a comunidade para dedetização domiciliarias promovido pela secretaria estadual da saúde e secretaria municipal saúde, panfletagem e distribuição de informes impressos com orientações de prevenção e sintomas de dengue.
Outro fator desencadeante da proliferação dos casos de dengue ocorre devido ao acúmulo de resíduos nós pátios das casas das pessoas, que não estão mantendo a higiene e cuidados corretos em suas residências. Em contra partida para resolver essas situações a prefeitura e equipe da secretaria da saúde está ofertando e realizando a limpeza dos locais para reduzir a proliferação do mosquito. Porém a manutenção e a continuidade da limpeza é de responsabilidade dos proprietários.
" Também estão sendo realizadas as detetizações de boeiros e bocas de lobo em todo perímetro urbano para eliminação do mosquito. E importante frisar e deixar a mensagem que toda população é responsável pelo combate e proliferação do mosquito transmissor da dengue, pois se cada munícipe fizer sua parte haverá melhora do panorama. O município também estará distribuindo repelentes que já foram adquiridos, e será dederizado os domicílios internamente, conforme cronograma já elaborado." Friza Daniluse
Fonte: ASCOM - Depto Jornalismo SA TV
Comentários do Facebook