Megaoperação contra violência doméstica detém 356 agressores em SC
Operação Shamar atendeu 4.314 vítimas em período de 26 dias
Uma megaoperação integrada das forças de segurança de Santa Catarina no combate à violência doméstica resultou em 356 prisões e apreensões em flagrante pelo delito desde o último dia 21 de agosto. Um balanço da Operação Shamar foi divulgado nesta sexta-feira (15), ocasião em que haviam sido registradas 1.840 ocorrências sobre o crime e atendidas 4.314 vítimas nesse mesmo período.
Os trabalhos envolveram cerca de 1,8 mil policiais e 582 viaturas, que se dividiram entre 236 municípios catarinenses (o equivalente a 80% dos 295 do estado). Os agentes realizaram 487 diligências policiais de condução de suspeitos de violência doméstica durante a operação.
— Avaliamos o resultado como muito positivo, com quatro mil vítimas atendidas em geral. Isso demonstra a preocupação e o empenho com que o governo de Santa Catarina trata e com prioridade este tema da violência contra a mulher no estado — disse o secretário da Segurança Pública catarinense (SSP-SC), Paulo Cezar Ramos de Oliveira, conforme divulgado pela gestão Jorginho Mello (PL).
Sob coordenação da secretaria, a operação uniu forças das polícias Militar, Científica e Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar catarinense. As corporações contarão agora com um Protocolo Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em Santa Catarina, lançado no encerramento da operação.
O protocolo pretende aprimorar o fluxo de atendimento, a prevenção, a garantia dos direitos e a assistência às vítimas, além de integrar as ações e orientar os profissionais na linha de frente. A SSP-SC avalia que isso vai humanizar o acolhimento e reduzir a revitimização da mulheres atendidas.
Comentários do Facebook