Itapiranga e São João do Oeste recebem homenagem na Alesc

Itapiranga e São João do Oeste recebem homenagem na Alesc

Itapiranga e São João do Oeste recebem homenagem na Alesc
Foto: Reprodução Internet
Itapiranga e São João do Oeste recebem homenagem na Alesc

Evento fez parte das comemorações aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Segunda-feira, no plenário da Alesc, em Florianópolis, foram concedidas homenagens a 44 municípios, instituições e personalidades que contribuíram com a construção e preservação da cultura germânica no estado. A solenidade foi proposta pelo deputado Ivan Naatz, que conduziu a sessão. As homenagens incluíram pessoas ainda atuantes e personalidades “in memoriam”, que se destacaram no cenário estadual, nacional e internacional em áreas como artes, ciências, política, esportes, economia e negócios. A sessão especial contou com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, que desde o início deste ano criou a Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã para realização de diversos eventos comemorativos sobre o tema.

O município de São João do Oeste, com o título de capital catarinense da língua alemã, recebeu reconhecimento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A cidade possui uma herança cultura presente no dia a dia da população, com festas e manifestações que destacam o envolvimento, são mais de 90% da população do município que falam a língua alemã.

Já Itapiranga teve como destaque a Comunidade de Linha Presidente Becker. Conforme Afonsina Royer Scholz, que esteve na homenagem em Florianópolis, foi feita a inscrição do grupo de danças folclóricas TCD Prost e da Oktoberfest como berço nacional em Linha Presidente Becker. Este projeto foi para análise e passou pela comissão de aprovação da Fundação de Cultura de Santa Catarina, destacando as comemorações dos festejos do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.

A homenagem para grupos, entidades, municípios e personagens importantes da cultura alemã de Santa Catarina é um fator positivo. Afonsina Royer Scholz, destaca que a comunidade de Presidente Becker possui o Grupo de Danças Folclóricas mais antigo da América Latina. O TCD Prost iniciou suas atividades em 1946, por Günter Prost. Ela menciona a importância deste reconhecimento para o fortalecimento da cultura germânica .

 

Fonte: Portal Peperi - Ricardo do Nascimento