Itapiranga concede reajuste de 6,5% aos servidores

Segundo ele, este percentual é bem abaixo do índice médio dos municípios.

Itapiranga concede reajuste de 6,5% aos servidores
Foto: Diana Isabel/Arquivo Rede Peperi

Itapiranga altera índice para reajuste dos servidores. Conforme o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itapiranga, Artêmio Scalon, as ações do governo visam reduzir o índice do orçamento que é destinado para a folha de pagamento dos servidores. Ele comenta que a efetivação de funcionários proporcionou economia, pois reduziu de forma significativa a contratação de comissionados.

Scalon destaca que despesas com equipes da educação e saúde são elevadas e não é possível alterar o quando de servidores. Para o reajuste em 2024, a prefeitura precisou alterar o índice que tradicionalmente era usado, pois o IGPM acumulado no ano passado foi negativo e com isso a Prefeitura passou para o IPCA que teve aumento de 4,62%.

A Prefeitura fez acerto com o Sindicato para reajustar o salário em 2024 com base na variação do IPCA, além de ganho real de 1,9%, totalizando 6,5% de aumento. O vale alimentação teve reajuste de 10%. De acordo com Artêmio Scalon, Itapiranga destina 43% da arrecadação para o pagamento da folha salarial. Segundo ele, este percentual é bem abaixo do índice médio dos municípios.

O Chefe de Gabinete diz que é preciso preservar o menor índice possível, para ter capacidade de investimento em infraestrutura e outras aquisições.

O legislativo de Itapiranga terá sessão extraordinária no dia 29 de janeiro para avaliar, entre outros projetos, o reajuste dos servidores públicos. Conforme o Presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Basto, a volta aos trabalho normal no legislativo ocorre em 05 de fevereiro com a primeira sessão ordinária. Basto informa que ainda não recebeu detalhes dos projetos que serão enviados para sessão extraordinária.

 

 

Fonte: Portal Peperi - Diana Isabel