Granizo, temporais e mar agitado: Defesa Civil emite alertas para tempo instável em SC
Tempo em Santa Catarina ficará instável na segunda-feira (4); mar promete ter ondas de até 3 metros.
Após um fim de semana ensolarado com temporais pontuais, o tempo em Santa Catarina tende a sofrer instabilidade na segunda-feira (4). É o que aponta a previsão da Defesa Civil do Estado.
Em comunicado na noite deste domingo (3), a Defesa Civil aponta para instabilidades atmosféricas, sobretudo a partir da tarde de segunda-feira, em razão das combinações de calor e umidade, mesmo que de maneira “pontualmente intensa”. A previsão de “rajadas de vento e eventual queda de granizo no Estado, principalmente entre o Grande Oeste e os planaltos”.
No Grande Oeste e no Planalto Norte, os acumulados variam entre 50 e 70 mm, com pontuais que podem ficar acima destes valores. O risco é moderado para maior parte territorial de Santa Catarina, e baixo para o litoral. Em ambos os casos, há chances de “destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais”.
Tempo instável pode gerar ondas de até 3 metros no litoral
A instabilidade do tempo resultará em mar agitado na segunda-feira e terça-feira (5), segundo a Defesa Civil.
As ondas poderão variar entre 2 metros e 3 metros, com riscos para navegação e atividades de pescas na área que compreende a Grande Florianópolis até o litoral Sul do Estado.
Tornado atingiu do Sul de SC
Apesar do tempo firme em grande parte de Santa Catarina, mais um tornado foi registrado pela Defesa Civil. Dessa vez, no sábado (2), atingiu Praia Grande, no extremo Sul. Foi o sétimo tornado somente em novembro.
Imagens feitas pelos moradores do município mostram postes arrancados, casas destelhadas e diversas árvores quebradas.
Cinco pessoas ficaram desalojadas depois que a casa onde elas moram foi atingida pelo fenômeno. Mesmo com a gravidade do tornado e a quantidade de estragos, ninguém ficou ferido.
A prefeitura da cidade contabiliza agora os prejuízos deixados pelo tornado. A Celesc foi acionada para verificar a situação dos postes e da rede elétrica.
Fonte: ND+
Comentários do Facebook