Gauchão 2025 terá novo formato e calendário reduzido
Competição será disputada em grupos e contará com alterações no regulamento
Durante o congresso técnico da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizado na última sexta-feira, 22, os 12 clubes participantes do Gauchão 2025 aprovaram mudanças no formato e calendário da competição. O campeonato terá início em 22 de janeiro e se encerrará em 16 de março, totalizando 1 mês e 22 dias de duração.
Mudanças no calendário
A redução do tempo de disputa busca garantir aos clubes uma pré-temporada mais longa, alinhada ao novo calendário da CBF. Com treinos autorizados a partir de 8 de janeiro, o intervalo para preparação será de 14 dias antes do início do Gauchão, evitando o cenário anterior, no qual seriam apenas quatro dias disponíveis para os clubes, caso o estadual começasse em 12 de janeiro. A medida também considera a pausa na Série A em 2025 para o Mundial de Clubes da FIFA.
Formato da competição
O novo regulamento divide as 12 equipes em três grupos:
- Grupo A: Grêmio, São José, Guarany e Avenida.
- Grupo B: Internacional, Caxias, Pelotas e Ypiranga.
- Grupo C: Juventude, Monsoon, Brasil de Pelotas e São Luiz.
Na primeira fase, cada equipe disputará oito jogos contra adversários de outros grupos, sem confrontos dentro da mesma chave. Os três líderes de grupo e o melhor segundo colocado avançarão às semifinais, realizadas em jogos de ida e volta. Os vencedores decidirão o título na final.
Disputas paralelas
Além da luta pelo título, o campeonato terá dois torneios paralelos:
- Os times entre o 5º e o 9º lugar disputarão vagas na Copa do Brasil e na Série D.
- Os quatro últimos colocados participarão do "Torneio da Morte", que definirá os dois rebaixados à Divisão de Acesso.
Com o novo formato, o Gauchão promete mais competitividade e um calendário ajustado às demandas dos clubes e do futebol brasileiro.
Fonte: LaMais
Comentários do Facebook