Curso de Direito da UCEFF Chapecó realiza Aula Magna

A palestra ocorreu na noite da última quarta-feira (19), no auditório do campus do Santa Maria

Curso de Direito da UCEFF Chapecó realiza Aula Magna
Foto: Ascom UCEFF

Na noite da última quarta-feira (19), o curso de Direito da UCEFF Chapecó realizou no auditório do campus do Santa Maria uma Aula Magna para os estudantes com o tema “Tribunal Multiportas e a Advocacia da Resolução de Conflitos”.

A palestra, ministrada pela advogada empresarial e negociadora estrategista, Rissiane dos Santos Goulart, foi importante para desenvolver a carreira acadêmica dos estudantes e explicar sobre as tendências e o cenário nacional e internacional da advocacia.

“Foi uma grande honra ministrar a Aula Magna na UCEFF, marcando o lançamento de uma pós-graduação que nasce como um verdadeiro divisor de águas no Estado, por ser a primeira dedicada exclusivamente à Mediação e Arbitragem. Um passo arrojado e necessário, que reafirma o posicionamento vanguardista da UCEFF ao investir na formação de profissionais preparados para os novos cenários da advocacia e da resolução de conflitos no Brasil e no mundo.”, explicou Rissiane.

Durante a palestra, os alunos foram conduzidos por uma profunda reflexão sobre a Justiça Multiportas e o papel da advocacia na Sociedade 5.0. Além disso, Rissiane apresentou o amplo “menu de ferramentas” que o advogado contemporâneo precisa dominar, e promoveu discussões sobre a importância das soft skills e da necessidade de repensar o papel da advocacia.

“Foi, sem dúvida, um encontro enriquecedor que deixou claro o quanto esta pós-graduação representa uma oportunidade única para quem deseja se posicionar à frente das transformações do mercado jurídico. A UCEFF abre as portas para todos os que querem ir além da advocacia tradicional e construir uma carreira sólida, moderna e alinhada às novas demandas da sociedade e das empresas. Essa será, sem dúvida, uma jornada transformadora e de grande impacto na trajetória profissional de quem aceitar esse desafio.”, completou Rissiane.

O coordenador e professor do curso de Direito da UCEFF, Eduardo Destri, ressaltou que este evento foi necessário para demonstrar aos alunos da instituição que existem meios alternativos de resolução de conflitos, fora os que ocorrem através do Poder Judiciário.

“Os mecanismos não-Estatais para a resolução de conflitos, como as Câmaras de Mediação, Conciliação e Arbitragem, são tão eficientes - do ponto de vista de uma decisão que tem força de sentença judicial - que têm uma resolutividade bem maior, pois o conflito é resolvido de uma forma mais dinâmica e rápida. Além disso, as Câmaras de Mediação não têm quantidade de processos que tem no Poder Judiciário, e a velocidade em que os negócios são resolvidos hoje, incluindo também a resolução de conflitos familiares, justifica a necessidade de mostrarmos aos alunos que essas outras formas de resolução de conflitos devem ser vistas com melhores olhos.”


Pós-graduação em Arbitragem, Mediação e Conciliação

Visando contribuir com o futuro profissional do estudante e prepará-lo para esse mercado de trabalho, a UCEFF - em parceria com a CAMOSC (Câmara de Arbitragem e Mediação do Oeste de Santa Catarina) - está com um curso inédito em Santa Catarina: a Pós-graduação em Arbitragem, Mediação e Conciliação.

Com a formação no curso, que terá o reconhecimento da Academia Judicial de Santa Catarina, o aluno terá a possibilidade de atuar como mediador judicial e especialista em solução de conflitos. 

“A nossa pós-graduação visa preparar alunos de Direito, e de outras áreas como Psicologia e Administração, para uma nova realidade aonde as partes querem resolver um conflito de forma mais célere, e a pós vai explicar todos esses mecanismos de resolução de conflitos, além de preparar e certificar esses alunos para atuarem como mediadores, conciliadores e árbitros.”, explicou o coordenador do curso, Eduardo Destri.

Segundo o professor do curso de Direito e membro da CAMOSC, Márcio Bitelbron, esse é um novo mundo que se abre, uma oportunidade de mercado de atuação profissional que foge ao local comum.

“A implementação dessa vertente das soluções alternativas de resolução de conflito, especialmente arbitragem, mediação e conciliação, torna esse segmento mais vivenciado e faz com que esse conhecimento e essa cultura tenham uma sequência bastante estruturada dentro do nosso modelo acadêmico institucional. Com isso, podemos preparar ainda melhor o nosso estudante para participar desse novo mercado de trabalho que promete ser muito potente, interessante e de bons resultados, sejam para as partes envolvidas e para os profissionais que fazem com que essa atividade aconteça.”

Acesse https://www.uceff.edu.br/curso/arbitragem-mediacao-e-conciliacao/ e matricule-se no curso que vai prepará-lo para essa nova realidade do mercado de trabalho.

Fonte: Ascom UCEFF